quinta-feira, 11 de março de 2010

"Tipo aqueles né..."

Existe um costume que me incomoda. Algumas (muitas) pessoas tem o costume de falar "tipo aqueles né..." logo depois (ou antes) de uma frase que supostamente é algo que eles não diriam, quando na verdade é exatamente o que eles queriam falar, mas sem ter que enfrentar as consequências, fingindo ser engraçado. Confuso? Vou dar alguns exemplos:


O senhor Matsubara Huchako é um cara sem noção, gosta de brincar de bater mas seus amigos não gostam de brincar de apanhar, quando aparece aquela piadinha sem graça ele apela com umas porradinhas no braço, e assim que percebe que não elas não foram bem recebidas (a piada e as porradinhas) ele solta "tipo aqueles né".

Senhorita Maria Dolores é uma garota que pensa maldades, mas pra não falar realmente tudo que ela pensa e parecer uma má pessoa para as amigas, ela fala de um modo como se ela estivesse imitando uma pessoa má. Quando começa o assunto sobre uma outra garota que ela acha uma vadia, ela já prepara o comentário "Tipo aquelas né, eu acho ela uma vadia" e ri para completar a "piada".


Essa frase na verdade seria uma versão cortada de frases como "tipo, aqueles caras sem noção né" ou "tipo, aquelas minas insuportáveis né", o que na verdade quer dizer "tipo, estou falando com se eu fosse um cara sem noção, mas eu não sou". Admito que sim, às vezes essa citação tem uma função puramente cômica, mas infelizmente são poucas. Encare, se você fala isso, provavelmente você é sim um cara sem noção.

Um modo de usar ela de um jeito realmente cômico seria criar mesmo uma história, exemplo: "Aí vem o sr. sem noção e diz". Isso seria uma piada premeditada, mas o maior uso dessa frase vem geralmente depois de ter dado uma de sem noção. Perceba que geralmente a pessoa fala, percebe que não pegou bem e depois solta o clássico "tipo aqueles né", pra fugir. E o pior é que tem muita gente com essa mania bem acentuada, virou uma desculpa fácil. Cada vez mais a sociedade se afunda em hipocrisia, as pessoas fogem de tudo e continuam se enganando. E acham que me enganam.

Por favor não me internem, eu sou alérgico a salas acolchoadas.